quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Santidade


Lv 11:44

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos".

Texto base: Ap 3:14 - 22
"14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
"


O que podemos aprender dessa palavra que o Senhor nos trás?

1 - Uma igreja morna não agrada o coração de Deus (versos 15,16)
- Uma igreja morna é uma igreja em cima do muro, com um pé na igreja e o outro no mundo. Deus quer um coração por inteiro e não dividido.
- O diabo tenta nos cegar para que os "pequenos pecados" cometidos sejam normalizados, aceitáveis. Pecado é pecado! Pra Deus não existe qualificação entre pecados grandes ou pequenos. Todo pecado nos afasta de Deus. Todo pecado mancha nossas vestes de santidade.
- Você pode dizer: "Mas eu não adultero, não roubo" - mas será que não mente, não tem inveja, não tem ciúmes, não tem soberba, (etc...) ?
- Não é nas montanhas que nós tropeçamos, mas nas pedrinhas. Você consegue identificar que pedrinhas te fazem cair e te impedem de crescer no Senhor?

2 - Uma igreja autosuficiente é independente de Deus (verso 17)
- Quem comanda cada aspecto de sua vida hoje? Você costuma entregar ao Senhor, costuma consultá-lO no seu dia-a-dia?
- A Soberba é mestre para nos distanciar do Senhor. Quando começamos a achar que somos alguma coisa, deixamos de viver em dependência de Deus.

3 - O Conselho de Deus (verso 18)
- Comprar ouro refinado pelo fogo - A verdadeira riqueza celestial, que o tempo não destrói.
- Comprar roupas brancas para vestir - Vestes de Santidade (as vestes lavadas no sangue do Cordeiro) - requer arrependimento genuíno e coração quebrantado, submisso e obediente.
- Em Gn (3:7), vemos que Adão e Eva tiveram 3 roupas.
3.1 - Eram vestidos da glória do Senhor, antes do pecado
3.2 - Quando pecaram e a glória se foi, eles se viram nús e coseram folhas para se vestirem (uma tentativa humana para resolver as coisas)
3.3 - Deus entra com providência e os veste com peles de animais (Primeira referência ao sacrifício do Cordeiro)
- Comprar colírio para ungir os olhos - Somente na intimidade com o Espírito podemos saber o que existe na nossa vida que precisa de conserto. Ele ilumina onde há trevas, nos revela o nosso pecado.

4 - O Senhor repreende e corrige (verso 19)

Conclusão: O pecado não pode, nem deve ser recorrente na nossa vida.

Pecado --> arrependimento --> Mudança.

O Senhor quer levantar profetas com a unção de Elias para impactar a Terra e pra isso temos que viver uma vida separada, de santidade.

I Pe 1:15, 16 - "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”"

Is 40: 3 - 5 - "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse."

Nenhum comentário: