quinta-feira, 10 de junho de 2010

Palavra às solteiras

A paz do Senhor Jesus, amadas

Estamos nos aproximando do dia dos namorados e é um momento de tristeza para aquelas que não estão com a sua bênção do lado. Recebi uma palavra essa semana, através de uma mulher de Deus, já casada, que edificou muito a minha vida, e creio que é importante compartilhar com vocês, pois sei que esperar por um casamento de Deus traz muita ansiedade.
Eu também espero no Senhor, e sei como é penoso aguardar por algo tão sonhado, mas ficar ansioso por isso só nos leva a sofrimento desnecessário, escolhas precipitadas (que geram conseqüências terríveis) e nos impede de buscarmos estratégias funcionais – uma vez que o nosso foco é somente esse. Enfim, por muito tempo da minha vida vivi assim e se vocês se perguntarem onde foi que eu cheguei, não terei uma resposta muito positiva. Continuei onde estou! Ainda esperando e completamente despreparada. Despreparada para um casamento! Entendi essa semana que posso transformar a minha espera em algo mais funcional, que me leve a um crescimento emocional e espiritual, ao invés de me “debater” em minhas dores e estratégias que não levam a lugar nenhum, e até entrar num ciclo de murmurações.
Deus é perfeito, e assim é a sua vontade, como diz a palavra do Senhor – sua vontade é boa, perfeita e agradável. [ Alguém tem alguma dúvida disso???]. O problema é que parece que não conseguimos chegar à plenitude da Sua palavra, e queremos antecipar as coisas de Deus. Ele, ao nos criar, ou melhor, ao sonhar conosco, já havia estabelecido todas as coisas. Se nós conseguirmos nos focar naquilo que Ele nos confia hoje, não precisamos nos tornar ansiosos com o que virá no futuro.
O que acontece quando fazemos um vestibular e passamos? Vamos supor que vocês comecem a cursar psicologia (e assim se tornem minhas colegas!!! rsrs). Vocês passarão os primeiros cinco anos de muito estudo para receberem o título de psicólogas – as que quiserem ir além, podem continuar a carreira acadêmica, mas enfim... Não vem ao caso. Durante esses cinco anos vocês serão “estudantes” de psicologia, não psicólogas ainda. Vai adiantar ficarem ansiosas para começar a atender antes da hora? Não, porque existia uma etapa a ser cumprida aqui.
“Ei, Bárbara, não sei exatamente onde você está querendo chegar!”. Bem, meninas, vamos imaginar que estamos numa espécie de “faculdade” estabelecida por Deus, para que nos preparemos emocional e espiritualmente para receber um casamento abençoado. E nessa faculdade, existem disciplinas fundamentais para ser uma boa esposa, e que não precisamos necessariamente de esposos para desenvolver as competências necessárias. Parem para se analisar... Se o Senhor lhes proporcionasse um casamento para hoje mesmo, estariam prontas para serem esposas à luz da palavra de Deus??? Eu creio que eu não estaria pronta, embora viva ansiosa para viver essa bênção de Deus na minha vida.
Por favor, não estou dizendo aqui que precisamos ser “letradas” para só assim recebermos a bênção. Claro que não! Aliás, a faculdade do Senhor se estende para pós graduação, mestrados, doutorados e pós doc... Então, queridas, mesmo depois de casadas, ainda teremos muito a aprender. Só estou refletindo sobre isso com vocês, porque todas podemos transformar essa espera em algo mais funcional.
Quem já não orou a Deus, especificando as qualidades que gostaria que tivesse o seu esposo? Eu já fiz isso algumas vezes... Mas, por acaso vocês já se perguntaram como os seus futuros esposos tem orado em relação ao que esperam numa esposa? Eu pensei nisso esses dias... “Deus, acho que preciso mudar minha oração. O Senhor já sabe como eu desejo que ele seja. Agora é o momento que eu seja focada a desenvolver habilidades que venham a agradar ao meu futuro esposo.”... Creio que quando nos focamos a desenvolver algo positivo, podemos “diluir” nossa ansiedade, uma vez que não ficamos de “braços cruzados”, choramingando porque a bênção ainda não chegou. Se vocês não sabem como orar, ou que competências desenvolver, tenho uma ótima sugestão a vocês... Meditem nessa palavra minuciosamente, pois edificou muito a mim e creio que será o mesmo com vocês.

Provérbios 31:10-21.
10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.


Deus abençoe vocês tremendamente!

Nenhum comentário: