sábado, 15 de agosto de 2009

Deus zeloso

Paz, queridos
Venho hoje compartilhar sobre algo que pensei nos últimos dias. Pensava sobre coisas na minha vida, situações que passei e que não entendi no momento... Na hora dava aquela dor, sabe? Mas depois, refletindo sobre isso, pude perceber que tudo isso era somente uma coisa: o zelo de Deus por mim. Mas, afinal, o que é zelo?

Zelo significa "cuidado". Vocês já pensaram sobre o que se requer para cuidar de um filho nos nossos dias?
- Educação: tanto de casa, com os pais ou responsáveis, tanto da escola, os estudos que complementam a formação de um indivíduo
- Necessidades básicas: alimentação, moradia, cuidados de atenção básica (levar a médicos, dentista, etc)
- Empatia: amor, atenção, carinho, escuta
- Correção: quando o filho age errado, necessário se faz que seja corrigido, para que o comportamento disfuncional não perpetue.

Bem, eu não sou mãe, e acredito que possam existir outras necessidades que não coloquei acima... mas pelo menos o básico está, não é? Mas agora vamos pensar em algo... Falamos do que se requer para a criação de um filho, um pai terreno, que não é perfeito. Já imaginou como é o nosso Pai celestial??? Ele é a própria perfeição, sendo um Pai zeloso. Assim como o pai terreno, Ele também oferece cuidados necessários para o cuidado de um filho... Vejamos...

- Educação (de casa*): A educação de casa se refere aos momentos que passamos a sós na presença do Senhor. Somente nós e o Senhor, em Sua intimidade. Ele nos educa através da sua santa Palavra, nos instruindo pelo Espírito. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" Sl 119:105; "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices; Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração, o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos" Sl 19:7,8

- Educação (da escola*): Sabemos que a igreja é o corpo do Senhor... Não é da noiva de Cristo que me refiro agora. Eu me refiro a igreja local que congregamos. Lá é como se fosse uma escola para nós... Tanto que aos domingos pela manhã, nós chamamos de "Escola Bíblica Dominical", seguido do culto ao Senhor. Ali, aprendemos com irmãos escolhidos pelo Senhor para nos instruir, nos ensinar mais acerca da Palavra de Deus. Vale ressaltar que a educação da escola nunca deve substituir a educação que o próprio Senhor oferece na Sua intimidade com Ele. "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas; E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" Ef. 4:10-12.

- Necessidades básicas: O Senhor não permite que nada venha nos faltar. Não estou falando de coisas que desejamos, estou falando do que precisamos! Deus sabe o que precisamos para o nosso dia-a-dia, e Ele não permite que o básico venha nos faltar. "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará" Sl 23:1; "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência mendigar o pão" Sl 37:25. Como não lembrar do cuidado de Jesus com a multidão que o ouvia pregar, e se compadeceu deles por não estarem alimentados fisicamente para partir? Ele mesmo rogou ao Pai, e houve multiplicação dos pães e peixes, e todos foram fartos (João 6:1-13).

- Empatia: O Senhor nos revela o Seu grande amor através de Cristo. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16; "Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor" Sl 34:15.

- Correção: "Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata com filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, vivermos? [...] Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas te tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça" Hb 12:6-9,11.

Interessante como através da Palavra podemos perceber o zelo do Senhor como algo tão real nas nossas vidas. Não é fácil se submeter a educação do Pai... Acho que isso não é fácil, mesmo porque quantas vezes nós nos rebelamos contra a educação dos nossos próprios pais carnais, que tentando fazer o melhor, fazem coisas que no momento não entendemos... Bem, estar sujeito a autoridade não é algo realmente fácil. Precisamos ter um coração obediente e quebrantado para nos sujeitarmos aos nossos pais (e honrá-los em amor), e quanto mais ao nosso Pai celeste, que muito mais faz por nós, não é mesmo? Deixo essa mensagem para reflexão...

Abraços! Deus os abençoe!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Babi!

Verdadeiramente o Senhor tem cuidado de nós. Esse seu texto, inspirado pelo Espírito Santo, vai ao encontro de uma necessidade da maioria de nós cristãos que é a convicção de que em todo o tempo Deus se mostra zeloso para conosco. Como diz o apóstolo Pedro: "Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" I Pedro 5:7

Deus te abençoe!

Edvaldo