segunda-feira, 23 de março de 2009

Capas de vaidade

A paz, amados do Senhor

Essa mensagem me veio ao coração há alguns dias, mas só agora tive mais tempo para postar pra vocês. Aquilo que o Senhor ministrar aos seus corações, compartilhem comigo, amém?

"Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou" Romanos 8:20

“Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.” Salmo 66:18-19

Ao longo da nossa vida, nós passamos a vestir capas. [Achei por bem chamá-las de "capas de vaidade", capas que não são verdadeiras, que não devem fazer parte de nossas vestimentas, mas as usamos mesmo assim.] Estas nos servem momentaneamente como uma proteção, e por isso são "funcionais" até certo ponto. Nós podemos vestir capas que escondem traumas da nossa vida ou a tristeza do nosso interior; capas que nos fazem aceitos no mundo ou até mesmo capas que encobrem o nosso pecado. Elas escondem o que está de mais profundo nos nossos corações.

"Mas Bárbara, por que essas capas são "funcionais"? Se assim o são, há algum problema nisso?" , você até pode ser perguntar. São funcionais porque a todo momento queremos nos prevenir, nos proteger de alguma coisa no mundo. A verdade em questão é que são funcionais por somente um tempo, pois quando conhecemos a verdade ao nosso respeito nos deparamos com o sofrimento.

Existem pessoas que passaram tantos anos da vida usando essas capas, que até se esquecem que as estão usando, e pensam que são "verdades" a respeito delas mesmas, que fazem parte delas mesmas... Por negar o que há no interior, muitas vezes pagam um preço alto: desenvolvem psicopatologias que incapacitam e trazem sofrimento (como depressão e ansiedade).

Essas capas funcionam como uma maquiagem sobre o nosso rosto. Usamos corretivo e base para esconder espinhas ou olheiras que temos. Se não a usamos, as imperfeições do nosso rosto ficam à mostra, não é verdade? Ou quem sabe essas capas funcionam como uma roupa mais folgada que usamos para esconder os quilinhos extras? rs... Enfim, você pode usar a metáfora que quiser, mas a verdade é que nós as usamos para nos proteger e/ou a usamos para que sejamos aceitos!

Um jovem tímido pode usar do alcool como uma forma de se descontrair e estar inserido no grupo; pessoas com traumas profundos podem mudar toda uma maneira de se portar na sociedade porque temem ser feridas novamente; ou quem sabe, pessoas que não gostam de si mesmas, não se aceitam, mudam o jeito de ser e vivem como se fossem outras pessoas... Puxa, uma infinidade de exemplos podemos encontrar e acho que não caberia aqui. Talvez vocês mesmos possam também usar "capas" que só vocês sabem, mas que trazem tanto sofrimento que não conseguem se despir delas. Dói tanto, não é? Não está escrevendo pra vocês uma pessoa alheia a esse assunto. Eu sei bem do que estou falando, porque também as uso em alguns momentos e isso me causa dor, pois me conheço!

A grande questão que quero que reflitam é: não podemos usar essas capas diante de Deus. Por que? Bem, vejamos...

1 - Deus perscruta o mais profundo de nossa alma, e esquadrinha os nossos corações. Por mais que você tente esconder alguma coisa de Deus, será impossível! Ele tudo vê, tudo conhece... Conhece o que há de mais escondido no seu coração.

Jeremias 17:10 - "Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."
Atos 15:8 - "E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós"

2 - As capas de vaidade nos tiram a santidade.
Capas não são verdade ao nosso respeito e nós nos enganamos quando as usamos, mesmo que seja uma proteção pra nós.

Pv 30:8a - "Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa"
I Ts 3:13 - "Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos."

3 - Nós devemos nos despir diante de Deus - da sujeira, da vaidade, do mundo, do pecado... das capas! E assim Ele nos dá novas vestes.

Ec 9:8 - "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça."

Ele nos veste com o sangue do Seu Filho e através do sangue somos completamente ACEITOS! Não precisamos mais de capas, não precisamos de falsidade com nós mesmos, não precisamos mais de nada para que nos faça seguros, pois o Senhor é a nossa própria proteção e segurança. Como disse Max Lucado: "Não há nada que façamos para que Deus nos ame menos. Não há nada que deixemos de fazer para que Deus nos ame mais." Não importa o que você fez no passado, ou o que sofreu... Deus está aí pra você! Ele te ama e te aceita assim... Não rejeita ninguém!!! Só precisamos nos despir desses fardos, dessas capas que não nos deixam caminhar e nos prostrar diante do Senhor, nos render ao Senhor... e resto, Ele é mais do que Mestre em fazer!
Deus os abençoe muito!!!!!!!!!! Até a próxima mensagem.

Nenhum comentário: