sábado, 18 de outubro de 2008

A Glória do Deus Todo Poderoso (II)


Paz, amados. Hoje quero compartilhar com vocês algo que o Senhor trouxe ao meu coração nos últimos dias e creio que essa mensagem vem a completar o estudo anterior.

A glória do Deus Todo Poderoso

TEXTOS BASE:
Ex 24:15-17
15 E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
16 E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
17 E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

Ex 33:18-23
18 Entäo ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20 E disse mais: Näo poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22 E acontecerá que, quando a minha glória passar, pór-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mäo, até que eu haja passado.
23 E, havendo eu tirado a minha mäo, me verás pelas costas; mas a minha face näo se verá.

Ex 34:5-8
5 E o SENHOR desceu numa nuvem e se pós ali junto a ele; e ele proclamou o nome do SENHOR.
6 Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
7 Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressäo e o pecado; que ao culpado näo tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geraçäo.
8 E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou,

Ex 34:29
29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mäos, sim, quando desceu do monte, Moisés näo sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.

Queridos, como vocês puderam ler os versículos postos acima, Moisés contemplou a glória do Senhor. Ele pôde ver a nuvem do Senhor cobrindo o monte; o próprio Senhor mostrou a Ele Sua glória, ao cobri-lo com Sua mão e pelo Seu servo vê-lo passar de costas; ele adorou ao Senhor ao contemplar Sua glória e em seu rosto teve estampado a glória do Senhor. E hoje, como podemos contemplar Sua glória?

Era da Lei x Era da Graça
Moisés e o povo de Israel viviam na era da lei. E nela viveram todos os reis e juízes de Israel. O Espírito de Deus vivia no tabernáculo, na Arca da Aliança. E quando já havia sido construído o Templo do Senhor, a glória de Deus estava no Santo dos Santos. Quando a glória do Senhor passa a habitar no Templo, os Sacerdotes só podiam entrar no Santo dos Santos uma vez por ano. Existiam orientações específicas a respeito disso. Só os Sacerdotes entravam, e ainda assim, uma vez por ano, após se santificarem.

Hoje vivemos na Era da Graça, introduzida a partir do sacrifício do Cordeiro de Deus. Quando o Senhor Jesus morreu naquela cruz, e sobre Ele estavam todos os nossos pecados, o véu do Templo (que separava o Santo dos Santos) se rasgou de alto a baixo. Sim, podemos hoje entrar no Santo dos Santos a qualquer momento, pois temos livre acesso ao Pai através de Cristo.

"Bem", você pode se perguntar, "Entendo que realmente hoje é muito fácil buscar a presença do Senhor. Não precisamos de sacricífios (além de um coração quebrantado), nem de rituais, somente crer no Sacrifício do Cordeiro por nós e aceitá-lO como Salvador. Mas se hoje é tão mais fácil, por que nem todos conseguem sentir a presença de Deus, a glória do Senhor, de forma tão poderosa como Moisés e outros servos dEle sentiram?

Acredito que por causa de algo muito simples, e sério! A igreja perdeu a noção do que é estar no Santo dos Santos. A glória do Senhor continua a mesma, desde o inicio dos tempos, até os dias de hoje, e sempre continuará a mesma!!! A via para se chegar a ela é que mudou, pois vivemos na era da graça. Temos livre acesso ao Pai e somos o templo do Espírito Santo. O Deus Todo Poderoso, que vivia no Tabernáculo e também no Santo dos Santos, vive em mim!!! Vive em você, que aceitou o Senhor como seu Salvador. Entretanto, perdeu-se o respeito por Deus, queremos nos apresentar diante dEle de qualquer jeito, sem reverência, respeito e santidade. Quando vocês oram, têm noção que estão diante do Criador dos céus e da terra e de tudo o que neles há? Vocês têm noção de que estão diante do Senhor, o Deus Todo Poderoso? Queridos, em II Sm 6:6-7, diz assim:

6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mäo à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
7 Entäo a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

Uzá tocou a Arca e a ira do Senhor se ascendeu sobre ele. (E olha só, ele tinha boas intenções com o seu ato, só não tinha vida e intimidade com Deus, porque se tivesse não teria tocado à Arca). Queridos, não eram todos que podiam segurar a Arca e tocar indevidamente nela era pecado de irreverência!!! Quantas vezes você já chegou irrevetemente diante do Senhor? Quantas vezes já começou a orar e interrompeu sua oração por qualquer motivo tolo que poderia ser adiado? Quantas vezes já adorou ao Senhor da boca pra fora, sem ter nem noção do que cantava??? É preciso que nos apresentemos diante do Senhor com RESPEITO, REVERÊNCIA e SANTIDADE.

Quando contemplamos a glória do Senhor nós:
1 - Tomamos consciência do nosso pecado - Is 6:3-5 ("E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Entäo disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.")
2 - Nós nos prostramos com temor e tremor - Apc 1:17 ("E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Näo temas; Eu sou o primeiro e o
ultimo")
3 - Nós O adoramos em espírito e em verdade - Ex 34:8 ("E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou")
Ao contemplarmos a glória do Senhor, ela resplandece sobre o nosso rosto - Ex 34:29 ("E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mäos, sim, quando desceu do monte, Moisés näo sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele."). Se as pessoas vêem o brilho do Senhor em nós (aqui não precisa ser no sentido literal), isso quer dizer que o caráter do Senhor está estampado em nossos corações - nós nos tornamos humildes, misericordiosos, bondosos e amamos como o Senhor nos ama. Não podemos sair da presença do Senhor da mesma maneira que entramos. O Senhor nos transforma a cada dia que entramos em Sua presença. Por isso a importância de pedirmos ao Senhor que morra cada dia um pouco de nós, para vivermos a plenitude de Cristo em nós.
Qual o preço a se pagar para sentir o peso da glória do Senhor? PALAVRA, COMUNHÃO e OBEDIÊNCIA. Amados, só existe uma coisa para a qual não podemos pagar nunca: a salvação. Ela vem pela graça, nada que façamos pode pagar isso. Entretanto, a glória de Deus não vem do nada... Intimidade com Deus não surge do nada... Vem da vida e comunhão com o Espírito de Deus. Pagamos o preço por tantas coisas, tantos sonhos... Quero passar num vestibular ou concurso, então estudo. Passo noites em claro para atingir esse objetivo. Quero comprar uma casa, então trabalho mais, faço hora extra, tenho mais de um emprego para realizar meu sonho... Por que não pagamos o preço para buscar mais da presença do Senhor? Ele é o maior interessado nesse relacionamento. E creia que nada na vida de vocês será mais prazeroso ou melhor do que a intimidade com Deus, do que a gloria do Senhor manifesta em suas vidas. Reflitam nisso!!!

Abçs!

Nenhum comentário: