terça-feira, 4 de setembro de 2012


O MITO DE QUERER COMPLETAR-SE


Por NELSON JUNIOR

03 de Setembro de 2012

O Mito de Querer Completar-se
 Sou casado, e bem casado, há 9 anos. Eu e Giovana temos duas filhas lindas, que alegram nossa vida e dão um colorido diferente à nossa correria do cotidiano. Sinto-me feliz assim, casado e em família. Mas confesso que não é isso que me faz completo.

É comum que as pessoas mais jovens, ainda solteiras, busquem alguém que lhes possa completar. Os antigos referiam-se ao parceiro como “a tampa da panela”, ou seja, aquele que vai encaixar-se no que faltava para que sejamos plenos. Isso é um equívoco. Um ser humano não pode completar outro. Somente Deus pode.

Conheço inúmeras pessoas casadas que possuem um vazio no peito. Elas não se completaram no matrimônio. Muitos procuram saciar esse vácuo nas aventuras extra-conjugais. Mas o fato é que o cônjuge não o completará. Somente Deus pode fazê-lo.

Biblicamente, eis o que pode efetivamente nos completar:

1) UMA VIDA QUE TENHA PROPÓSITO – Para o apóstolo Paulo, só era possível completar-se através do ministério, do exercício da vocação. Ele diz isso em Filipenses 3:12, como se segue:

“Não que eu já tenha obtido tudo isso… mas prossigo para alcançá-lo” (NVI). Ou seja, somente ao cumprir com o propósito de Deus para mim, eu terei obtido tudo. Só assim serei completo.

O profeta Jeremias disse que o povo de Deus cavou para si cisternas que não retém águas, poços rachados que fazem o líquido vazar (Jr.2:13). Isso significa que somos naturalmente insaciáveis. Somente Ele, a fonte de água viva, pode deixar nosso poço sempre transbordando. Nenhum outro ser humano poderá atender as demandas profundas de nossa insaciabilidade.

2) UMA DEVOÇÃO QUE SUPRA CARÊNCIAS – Veja o Salmo 90, versículo 14:“Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes” (NVI). Somente o verdadeiro amor pode saciar as demandas da alma humana. E esse amor fiel e infalível é o amor de Deus. Nos seus braços, sentimo-nos seguros para nos relacionar com outros. Mas é preciso beber dEle.

Acho curioso que esse versículo fale sobre a manhã. Pois é geralmente à noite que os casais “se amam”. É como se o texto intencionalmente quisesse dizer que a prática devocional diária sacia incomparavelmente mais que as apimentadas relações da noite. Leia a Bíblia, ore, jejue constantemente. Embora alcançar disciplina seja inicialmente penoso, isso lhe trará a verdadeira satisfação.

3) UMA ATITUDE DE GENEROSIDADE – O texto de Lucas 6:38 é revelador:“Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês” (NVI). Nas igrejas, é comum que se leia essa passagem no momento das ofertas. Mas o texto não parece estar falando somente de dinheiro. Aliás, nos versículos anteriores, a ênfase está em dar a outra face, oferecer gentileza, não retribuir o mal. Portanto, significa simplesmente que, se tivermos uma atitude doadora, um coração disposto a dar, conceder, Deus nos fará transbordar.

Quem quer viver completo deve ser mais doador: pense em dar tempo para um projeto social, dar parte de suas férias para missões, dar seus talentos numa causa nobre, dar seus recursos para quem precisa. É um belo paradoxo: Ele nos completa na medida em que nos esvaziamos. Doar liberta.

A verdade é que, se você não se sente completo sozinho, não se sentirá completo acompanhado. Pense nisso enquanto ainda está só. Complete-se em Deus: permita que Ele mesmo seja a tampa da sua panela, seu amigo mais íntimo, sua companhia mais segura. E Ele lhe suprirá com alguém que virá para sonhar com você, para buscá-lo, e ambos se completarão no Senhor.
Mário Freitas (@prmariofreitas)
Presidente da MAIS – Missão em Apoio à Igreja Sofredora (@MissaoMAIS), que trabalha no Haiti, Burundi e Sudão ajudando a comunidade cristã.
É casado com Giovana, e pai de Pietra e Chiara. Vive em Vila Velha, ES.
Esse artigo foi postado por:
Nelson Junior
Pastor e Idealizador do EEE
Meu Twitter: @NelsonJuniorEEE

Um comentário:

Kelen Strong disse...

Que amor seu blog, amei!!!
A Paz de Cristo Jesus,

Com carinho para você!

SALMO 23

O SENHOR É MEU PASTOR,
Isto é relacionamento!

NADA ME FALTARÁ,
Isto é suprimento!

CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
Isto é descanso!

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
Isto é refrigério!

REFRIGERA A MINHA ALMA,
Isto é cura!

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
Isto é direção!

POR AMOR DO SEU NOME,
Isto é propósito!

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
Isto é provação!

EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
Isto é proteção!

PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
Isto é fidelidade!

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
Isto é disciplina!

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
Isto é esperança!

UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
Isto é consagração!

E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
Isto é abundância!

CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
Isto é benção!

E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
Isto é segurança!

POR LONGOS DIAS,
Isto é eternidade!

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

***Lucy***
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Sua presença muito me honrará seguindo-me, retribuirei com amor cristão...

Veja também o blog que conheci de um irmão muito querido, Temas bíblicos e mensagens abençoadoras.
Acesse e confira:
http://discipulodecristo7.blogspot.com/