domingo, 12 de abril de 2009

A verdadeira páscoa

A paz, amados

Em primeiro lugar, peço-lhes perdão por não ter postado nada a respeito da Páscoa antes, e só agora o estar fazendo - pois já passou praticamente, né? Enfim, mas antes tarde do que nunca!

Bem, a Páscoa dos judeus é totalmente diferente da festa abordada nos dias atuais, influenciada pela mídia e marketing. Ovos de chocolate??? Coelhinhos da pascoa????? O que isso tem a ver?????? NADA! É uma estratégia (maligna) de fazer com que as pessoas se esqueçam de Deus - assim como acontece no Natal.

Páscoa significa PASSAR POR CIMA. Na época que os judeus eram escravos no Egito, e Deus enviou Moisés para que fosse o seu libertador, pragas foram enviadas sobre eles - a terra do Egito. A 10ª praga era a praga da morte dos primogênitos. Vejam o que fala o livro de Êxodo.

Exodo 11: 1-7
"E o SENHOR disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui. Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro. E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo. Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: Å meia noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá; Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas."

Exodo 12:3-14
"Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo."

O primogênito de todas as famílias morreria! Era uma sentença inevitável!!! Mas Deus, justo e fiel, não permitiu que o Seu povo passasse por tamanha dor. Ele instituiu a Páscoa nesse dia. Como vocês puderam ver na Palavra, o povo de Israel não sofreu essa sentença porque havia a substituição. O filho que seria morto, o primogênito, foi substituido pelo cordeiro sem mácula. [Gente, estão reconhecendo alguma coisa até aqui? Estão captando a mensagem??]

Vocês sabiam que toda a Bíblia faz alusão a Cristo? No Velho Testamento, dentre as profecias e situações ocorridas, muitas foram as passagens que apontaram o Cordeiro de Deus que viria, para morrer por nossos pecados. Jesus foi morto na Época da Páscoa! O primeiro sacrifício no Éden para que Adão e Eva fossem vestidos aponta para Cristo... A substituição de Isaque, filho de Abraão, por um cordeiro, aponta para Cristo... O cordeiro que foi morto, substituindo o primogênito das famílias, aponta para Cristo... Enfim, se pararmos para examinar as escrituras, veremos claramente que elas apontam Cristo a todo o momento!!!!!!!!!! Se passarmos para o Novo Testamento, veremos que as profecias se cumpriram, não é mesmo? E este aponta não somente o Cristo que veio ao mundo, morreu por nós e ressucitou ao terceiro dia, mas o Cristo que virá outra vez. [Isso é assunto para uma próxima postagem!]

Então, queridos, vcs percebem que Pascoa não tem nada a ver com o que está sendo mostrado por aí? Nada contra chocolates e coelhinhos... Amoooooooo os dois! rsrsrs... Mas não podemos misturar as coisas. Chocolate é chocolate. Coelho é coelho. E JESUS, o Cristo, é o Salvador. Ele nos substituiu na cruz do calvário. Esse é o maior amor: o amor de Deus demonstrado na cruz...

Hoje, nós cristãos comemoramos a páscoa de modo diferente. Não a celebramos mais como os judeus, nem com ovos e coelhos, mas nos lembramos do sacrifício do Cordeiro, na cruz, que morreu por nós, em substituição, pois os condenados éramos nós e Ele assumiu toda nossa culpa para que fôssemos feitos filhos de Deus. Todo mês celebramos a Santa Ceia, instituída pelo Senhor Jesus na última ceia, antes da sua morte - o pão e o vinho - o corpo e sangue de Cristo.

Qualquer dúvidas que tiverem a respeito do assunto, ficarei imensamente feliz em explicar a vcs, ou mesmo se quiserem compartilhar, podem escrever.
Um abraço!
Deus os abençoe!

Um comentário:

Ana Paula disse...

AMADAAAAA!!!!!!! ESTOU MARAVILHADA DE COMO O SENHOR TEM TE DADO INSPIRAÇÃO ACERCA DE SUA GLORIOSA PALAVRA! CADA VEZ QUE VISITO SEU BLOG, EU FICO SURPREENDIDA COM O QUE DEUS TEM TE DADO, ISSO SÓ CONFIRMA A OBRA DO SENHOR EM SUA VIDA, MINHA AMIGA!
AMO MUITO VC!!!!