segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Um coração reto e puro agrada o coração de Deus.

A paz, queridos!

Quero compartilhar uma mensagem que o Senhor colocou no meu coração há alguns dias. Uma meditação de II Crônicas 14.

1 Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.
2 E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR seu Deus.
3 Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques.
4 E mandou a Judá que buscasse ao SENHOR Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.
5 Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz.
6 E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o SENHOR lhe dera repouso.
7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao SENHOR nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.
8 Tinha Asa um exército de trezentos mil de Judá, que traziam pavês e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes.
9 E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão e com trezentos carros, e chegou até Maressa.
10 Então Asa saiu contra ele; e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, junto a Maressa.
11 E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.
12 E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram.
13 E Asa, e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles resistência alguma; porque foram destruídos diante do SENHOR, e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo.
14 E feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque o terror do SENHOR veio sobre elas; e saquearam todas as cidades, porque havia nelas muita presa.
15 Também feriram as malhadas do gado; e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém.


Podemos observar que Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor. Ele: 1) adorou somente a Deus e destruiu os altares a deuses estranhos (vers 3); 2) atentou-se para a Palavra da Lei (vers 4); 3) edificou cidades fortes em Judá (vers 6 e 7); 4) e, confiou no Senhor e esperou nEle (vers 11). Por viver em retidão aos olhos do Senhor, Este honrou o Seu servo e lhe deu a vitória (vers 12).

Nos nossos dias, como nós devemos nos apresentar ao Senhor para fazermos o que é bom e reto aos olhos dEle?

1) O Senhor abomina a idolatria.
A idolatria não se refere somente a altares feitos por mãos humanas. A quem estamos entronizando na nossa vida? Quem está no centro do nosso coração? Pessoas, lideres, dinheiro, família, o cônjuge? O nosso EGO? Nossos desejos e vontades ou o próprio Senhor?
Quando o Senhor está no centro do nosso coração, assentado sobre o trono do nosso coração, nós estamos crucificados e mortos para nossas vontades.
O Senhor quer corações rendidos a Ele.

2) Alimentar-se da palavra de Deus
Devemos nos alimentar com qualidade!!!
Estamos nos alimentando espiritualmente com a mesma intensidade que nos preocupamos com o nosso alimento para o corpo físico? Como está o nosso espírito: forte e saudável ou raquítico e anêmico?
Ler e meditar são duas coisas completamente diferentes.
Josué 1:8, PV 3:1,2

3) Edificar cidades fortes (nós mesmos)
A medida que entronizamos o Senhor na nossa vida e nos alimentamos dEle, nós somos fortalecidos na graça de Cristo Jesus. 2 Tm 2:1
Em tempos de paz, Asa edificou cidades fortes. É tempo de nos fortalecermos mais no Senhor, para o período de aflição que pode nos sobrevir (não somente sobre a igreja, mas sobre as nossas vidas individualmente). Muitos cristãos têm sofrido perseguição por causa da justiça, muitos têm perdido a sua vida. Será que estamos prontos para enfrentarmos tal situação, por amor a Cristo?
2 Tm 2:3-5; 9-10
Será que vamos continuar nos abatendo com as poucas e pequenas provações que sofremos agora? Devemos nos fortalecer no Senhor enquanto estamos vivendo um período de paz e nos prepararmos para a guerra.

4) Confiar unicamente em Deus.
Sl 37:3-5
PV 3:5
Somos tentados a dar o nosso jeitinho quando não vemos o atuar do Senhor. Contudo, o nosso jeitinho muitas vezes atrapalha e fere o coração de Deus, pois denota falta de confiança no Senhor. “A nossa ansiedade fere a fidelidade de Deus”. Deus é poderoso e está no controle de tudo.

O Senhor se agradará de nós quando confiarmos nEle e nos dará a vitoria.